top of page

Histórico de confrontos - Brasil x Chile

Classificados para as oitavas de final, o Brasil terá o Chile como adversário. A partida será no próximo sábado, às 13h, no Mineirão.

 

Ao longo da história, 68 jogos e ampla vantagem brasileira: 48 vitórias, 13 empates e apenas 7 derrotas (a última em 1993). 

 

Dos 48 jogos, 3 foram em Copas do Mundo. E nós vamos relembrar esses 3 jogos a partir de agora. Acompanhem!

BRASIL 4x2 CHILE      | 1962

No ano do bicampeonato, vitória sobre o Chile. A partida foi válida pela semifinal e os chilenos contavam com o apoio da torcida (em 2014 é a vez do Brasil). 

 

No primeiro tempo, Garrincha marcou duas vezes, abrindo 2x0. O Chile descontou no finalzinho, ensaiando uma reação. Na segunda etapa, Vavá marcou o terceiro logo aos dois minutos. Os chilenos enconstaram novamente no placar, mas aos 34 minutos, Vavá marcou o último gol da partida, colocando os brasileiros na decisão. Foi a melhor campanha do Chile em Copas do Mundo.

 

O Brasil atuou com Gilmar, Djalma Santos, Zózimo, Mauro e Nilton Santos; Zito e Didi; Zagallo, Garrincha, Amarildo e Vavá. Técnico: Aymoré Moreira

Com dois gols de Garrincha e Vavá, Brasil despachou o Chile e partiu rumo ao bi

MÉXICO

BRASIL 4x1 CHILE      | 1998

Nas oitavas de final de 1998, Brasil e Chile se enfrentaram em Paris. E foi um passeio brasileiro: 4x1, sem dificuldade alguma. 

 

O primeiro tempo terminou 3x0 para o Brasil. Em 26 minutos, o volante César Sampaio marcou duas vezes. Nos acréscimos, Ronaldo, de pênalti, ampliou. Relaxado, o Brasil sofreu um gol (Marcelo Salas), mas dois minutos depois, Ronaldo marcou mais uma vez, transformando a vitória em goleada.

 

O time foi escalado com Taffarel, Cafu, Junior Baiano, Aldair (Gonçalves) e Roberto Carlos; César Sampaio, Dunga, Leonardo e Rivaldo; Bebeto (Denílson) e Ronaldo. Técnico: Zagallo

Ronaldo marcou duas vezes na goleada em 1998.

BRASIL 3x0 CHILE      | 2010

Na última edição, o terceiro e último jogo contra o Chile, também pelas oitavas de final. Na África do Sul, o Brasil venceu facilmente por 3x0, gols de Juan, Robinho e Luís Fabiano. 

 

No primeiro tempo, o zagueiro Juan abriu o placar, de cabeça, aos 34 minutos. Três minutos depois, após bela arrancada de Ramires, Robinho ampliou. Na etapa final, Luís Fabiano marcou o último gol da partida, eliminando o Howard Webb. Duas coincidências com o jogo de amanhã: a partida de 2010 também foi disputada no dia 28 de junho e teve o inglês Howard Webb como árbitro. Que dê sorte!

 

A escalação teve Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Ramires, Daniel Alves e Kaká (Gilberto); Robinho (Kleberson) e Luís Fabiano (Nilmar). Técnico: Dunga

Em 2010, mais uma vitória tranquila: 3x0

ALGUMAS CURIOSIDADES

 - O Chile não vence o Brasil há 21 anos (16 jogos). A última vitória aconteceu na Copa América de 1993: 3x2, em Cuenca, no Equador

 

-  O Brasil nunca perdeu para o Chile em solo brasileiro: foram 31 partidas, com 24 vitórias e 7 empates

 

- Das 31 partidas aqui no Brasil, 2 foram no Estádio do Mineirão, palco da partida de amanhã: em 1980, vitória brasileira por 2x1. E no ano passado, empate em 2x2

bottom of page