top of page

Especial - Copa do Mundo

Estreias do Brasil em Copas

No oitavo texto especial sobre as Copas do Mundo, vamos contar sobre as estreias do Brasil em Mundiais, destacando as estreias dos anos em que foi campeão. 

 

Uma ótima leitura a todos!

       Brasil 3x0 Áustria                                 | 1958

Como todos sabem, o Brasil é a única seleção a participar de todas as 19 Copas do Mundo. Ao longo da história, 19 estreias, com 15 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. E para relembrar, separamos as estreias do Brasil nos anos em que acabou campeão do mundo.

A pressão já era grande, pois o Brasil ainda não tinha conquistado uma Copa do Mundo. Mas naquele ano, o tabu se quebrou e o título veio em cima da Suécia, dona da casa. A estreia foi contra a Áustria e a vitória foi tranquila, sem sustos.

 

Mazzola, que disputaria a Copa seguinte pela Itália, abriu o placar aos 37 minutos e fez também o último gol, aos 35 da etapa final. Porém o que chamou atenção foi o gol de Nilton Santos, aos 3 minutos do segundo tempo: após lançamento, ele invadiu a área e tocou sobre o goleiro. Naquela época, o lateral não subia ao ataque, só defendia. Nilton fez história, revolucionou o futebol. Um gênio!

 

Naquele 8 de junho, o Brasil atuou com Gilmar, De Sordi, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Dino Sani e Didi; Zagallo, Dida, Joel e Mazzola. Técnico: Vicente Feola

Nilton Santos marcou um dos gols do Brasil. Era o início da caminhada para o primeiro título.

       Brasil 2x0 México                             | 1962

No Chile, o Brasil começava a caminhada rumo ao segundo título. A estreia foi contra o México, nosso adversário em 2014. Vitória por 2x0, com os gols saindo apenas na segunda etapa.

 

Aos 11 minutos, Zagallo aproveitou lindo cruzamento de Pelé para marcar um bonito gol de peixinho. Aos 28, Pelé roubou bola na entrada da área, passou pelo marcador e bateu de canhota para dar números finais ao jogo. Foi o único gol de Pelé naquele mundial.

 

A escalação do Brasil foi Gilmar, Djalma Santos, Zózimo, Mauro e Nilton Santos; Zito e Didi; Zagallo, Vavá, Pelé e Garrincha. Técnico: Aymoré Moreira

 

Zagallo (deitado), de cabeça, marcou o primeiro gol do Brasil. Primeiro jogo da campanha do bi.

A melhor estreia do Brasil, pelo menos nos anos em que terminou campeão, foi em 1970. Com um lindo futebol, que encantou a todos, goleada sobre a Tchecoslováquia por 4x1. Neste jogo, um lance entrou para a história: o "quase gol" de Pelé, que tentou do meio de campo e por pouco não marcou.

 

Petrás, aos 12 minutos, deu um susto no Brasil, mas foi por pouco tempo. Aos 24, Pelé sofreu falta na entrada da grande área. Rivellino, numa bomba, deixou tudo igual. Na etapa final, Gerson fez um lançamento primoroso para Pelé, que matou no peito e bateu bonito para virar. Em seguida, novo lançamento de Gerson, dessa vez para Jairzinho. O Furacão deu um lençol no goleiro e marcou o terceiro. Ainda deu tempo de Jairzinho marcar outro golaço, arrancando sozinho com a bola dominada. Aquela seleção era demais!

 

O time atuou com Félix, Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza (Fontana) e Everaldo; Clodoaldo, Gérson (Paulo César Caju) e Rivellino; Tostão, Pelé e Jairzinho. Técnico: Zagallo

 

 

Pelé, com sua comemoração marcante: o soco no ar.  Ao fundo, Tostão e Jairzinho.

Num calor insuportável, o Brasil estreava sob desconfiança. Do outro lado, a Rússia, que não era nenhum fantasma. No fim, vitória brasileira por 2x0 e uma ótima estreia na campanha do tetra.

 

Romário foi o destaque. Sempre arisco, infernizou os zagueiros adversários. Se Bebeto perdeu uma chance incrível de voleio, o baixinho tratou de abrir o placar com categoria, após escanteio do próprio Bebeto. Foi o primeiro gol do camisa 11 em Copas do Mundo. Na etapa final, Romário sofreu pênalti, após linda jogada individual. Com categoria, Raí marcou o segundo. Bebeto ainda teve mais uma chance, mas o goleiro Kharin salvou.

 

O time atuou com Taffarel, Jorginho, Marcio Santos, Ricardo Rocha (Aldair) e Leonardo; Mauro Silva, Dunga (Mazinho), Zinho e Raí; Bebeto e Romário. Técnico: Carlos Alberto Parreira

Romário foi fundamental na partida: marcou um gol e sofreu um pênalti.

Gols de Brasil 3x0 Áustria, em 1958

Lances de Brasil 2x0 Rússia, em 1994

Gols de Brasil 4x1 Tchecoslováquia, em 1970

Gols de Brasil 2x0 México, em 1962

   Brasil 4x1 Tchecoslováquia                | 1970

               Brasil 2x0 Rússia                           | 1994

               Brasil 2x1 Turquia                         | 2002

Na campanha do Penta, a estreia foi contra a chata seleção da Turquia. Mesmo perdendo muitas chances e saindo atrás, o Brasil virou com um gol no fim e acabou vencendo por 2x1.

 

O Brasil começou em cima. Com seis minutos, três chances foram criadas. Juninho Paulista, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho perderam ótimas chances. Mas às vezes o futebol é injusto: No último lance do primeiro tempo, Hasan Sas entrou livre e abriu o placar para os turcos. Ducha de água fria.

 

Determinado, o Brasil seguiu com um ritmo forte na etapa final. Ronaldo, sem goleiro, chutou em cima da zaga, logo aos três minutos. Menos mal que no minuto seguinte, o camisa 9 aproveitou lindo cruzamento de Rivaldo para deixar tudo igual. A pressão continuava e Rivaldo até desempatou, mas o árbitro marcou impedimento. O tempo passava, os turcos assustavam nos contra-ataques e o empate parecia certo. Até que aos 40 minutos, Luizão sofreu pênalti, no que provocou a expulsão do zagueiro Alpay. Rivaldo, o melhor da partida, bateu bem para dar números finais ao jogo. Foi a primeira das sete vitórias na campanha 100% de 2002.

 

O Brasil entrou em campo com Marcos, Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Juninho Paulista (Vampeta), Rivaldo e Roberto Carlos; Ronaldinho Gaúcho (Denílson) e Ronaldo (Luizão). Técnico: Felipão

O "ator" Rivaldo provocou a expulsão de um turco: tomou uma bolada na perta, mas colocou a mão no rosto.

Outras estreias do Brasil em Copas:

 

1934 - Brasil 1x3 Espanha (Leônidas)

1938 - Brasil 6x5 Polônia (Leônidas [3], Perácio [2] e Romeu)

1950 - Brasil 4x0 México (Ademir [2], Jair e Baltazar)

1954 - Brasil 5x0 México (Baltazar, Didi, Pinga [2] e Julinho)

1966 - Brasil 2x0 Bulgária (Pelé e Garrincha)

1974 - Brasil 0x0 Iugoslávia

1978 - Brasil 1x1 Suécia (Reinaldo)

1982 - Brasil 2x1 União Soviética (Sócrates e Éder)

1986 - Brasil 1x0 Espanha (Sócrates)

1990 - Brasil 2x1 Suécia (Careca [2])

1998 - Brasil 2x1 Escócia (César Sampaio e Tom Boyd [contra])

2006 - Brasil 1x0 Croácia (Kaká)

2010 - Brasil 2x1 Coreia do Norte (Maicon e Elano)

 

 

Curiosidades:

 

  • O Brasil não perde em estreias desde 1934, quando foi derrotado para a Espanha por 3x1.

  • O Brasil venceu as últimas oito estreias. A última vez que estreou sem vencer foi em 1978 (1x1 com a Suécia)

  • Desde 1970, quando fez 4x1 na Tchecoslováquia, o Brasil não marca mais de dois gols em estreias.

  • Das 19 estreias, em apenas uma o Brasil não marcou gol: foi em 1974, no empate em 0x0 com a Iugoslávia.

  • Desde 1938, quando fez 6x5 na Polônia, o Brasil não sofre mais de um gol em estreias.

  • Das 19 estreias, em 9 o Brasil não sofreu gol.

 

Lances de Brasil 2x1 Turquia, em 2002

Boa sorte para o Brasil na estreia em 2014, contra a Croácia, no dia 12 de junho. 

 

Até a próxima, pessoal!

bottom of page